PUBLICIDADE

Curado garante esquema diferenciado de segurança para Célio e Hércules

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp), Diógenes Curado Filho, garantiu cautela diferenciada na segurança dos reeducandos Célio Alves de Souza e Hércules Araújo de Agostinho. Os dois serão transferidos de Mato Grosso do Sul para Mato Grosso na sexta. Ambos serão encaminhados para uma cela coletiva dentro do Presídio Central do Estado (Pascoal Ramos). De acordo com o secretário adjunto de Justiça, Tenente Coronel PM Zaqueu Barbosa, Hércules e Célio ficarão sozinhos no espaço.

Curado negou ter havido atraso por parte da Sejusp em pedir a prorrogação da permanência dos dois no presídio federal de Campo Grande. "O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) nos enviou ofício no dia primeiro de setembro do ano passado informando apenas que estariam encaminhando os dois para cá. Mas nós respondemos a esse ofício quatro dias depois, então não houve nenhuma demora por parte da secretaria ", disse.

O secretário também falou que a permanência nesse tipo de sistema de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) é de um ano, podendo ser prorrogado mais uma vez pelo mesmo período. No caso de Célio e Hércules, eles já estavam no presídio federal de Campo Grande desde junho de 2007, o que já teria ultrapassado o prazo de cumprimento de pena no local. Segundo Curado, somente se ocorrer um fato novo dentro da Unidade Prisional aqui do Estado que pode novamente motivar a transferência dos dois. "Isso também vale para João Arcanjo Ribeiro, que pode voltar do mesmo jeito", argumentou.

A segurança do Presídio Central do Estado continuará a cargo do Batalhão de Guardas da Polícia Militar. Célio Alves e Hércules Araújo chegam nesta sexta-feira escoltados por homens do Depen. A previsão de chegada no aeroporto Marechal Rondon é às 12h. Na sequência, um forte esquema de segurança envolvendo homens da polícias Civil e Militar farão a escolta até a Penitenciária Central do Estado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE