O curso de identificação de madeiras comerciais, programado pelo Sindusmad para o fim de janeiro, foi adiado para o mês de fevereiro, ainda sem data definida. Conforme informações do Sindusmad, o adiamento se deu devido a um imprevisto com a agenda do instrutor, o professor Valmon Brasil. Quem fez a inscrição, pagou o material e deseja desistir do curso, pode solicitar o ressarcimento do valor na entidade.
As aulas estavam previstas para acontecer com duas turmas com 15 alunos cada. A primeira tinha início previsto para a próxima quinta (21), com encerramento no dia 23. A segunda turma teria aulas de 25 a 27 de janeiro. O curso foi financiado pelo Fundo de Apoio à Madeira (Famad). No entanto, cada aluno teve que pagar o material a ser usado, o valor do kit para o participante foi de R$ 150.
Valmon é fiscal estadual agropecuário e florestal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) e professor na área de Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).