Os trabalhos de recuperação das rodovias estaduais, sem pavimentação, começam segunda-feira. A afirmação é do secretário de Infra-estrutura em Mato Grosso, Vilceu Marchetti. “Já estamos articulados com as equipes para que a partir de segunda-feira estejam no interior do Estado, para dar condições de trafegabilidade em todas as estradas”, disse. Conforme o representante, as ações emergenciais ainda não iniciaram devido às férias dos funcionários que operam as patrulhas mecanizadas bem como pela manutenção dos equipamentos. Na região Norte, por exemplo, há problemas na estrada Rosa, que liga Sinop a ao município de Vera, MT-220 (Sinop-Juara) e MT-423 (Sinop-Cláudia).
“Na MT-423 até o atual governo não havia nenhum centímetro de pavimentação e nós pavimentamos um trecho no sentido Sinop-Cláudia e outro no Cláudia-Sinop. Esse ponto crítico onde estão ocorrendo problemas com motoristas, fica entre as pavimentações”, falou Marchetti.
Essa semana foi enviada para Rondonópolis uma equipe para que as estradas fossem recuperadas e os produtores rurais escoassem a produção. Em Mato Grosso atualmente são 21 patrulhas rodoviárias que estão a disposição dos consórcios. Novas máquinas serão entregues no dia 1° de fevereiro.
“Dia 30 é o prazo contratual, porém algumas empresas já informaram que não será possível a entrega de todos os equipamentos nessa data, mas pelo menos 95% desses equipamentos serão entregues no dia 1°”, disse Marchetti. As prioridades serão as cidades em que a colheita já tenha se iniciado.