Sobe para 10 o número de índios Xavantes mortos, vítimas do acidente entre uma caminhonete e um ônibus na rodovia BR-158, na cidade de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá). Nove índios morreram na hora e outros 3 foram internados em estado gravíssimo. Na madrugada de domingo morreu Miguel Rua Tseretede Raiwari, 35. Outro ferido em estado grave é Tarcísio Xavante, transferido ontem para um hospital de Brasília.
O acidente entre o ônibus e a caminhonete Ford F-4000 aconteceu por volta das 21h30 entre Nova Xavantina e Água Boa, no dia 5. Além das 9 mortes na hora, outras 8 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital em Barra do Garças. Entre os mortos havia uma jovem de 16 anos, grávida de 4 meses, e uma criança de 1 ano e 7 meses. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a maioria das pessoas estava na carroceria da caminhonete que seguia de Nova Xavantina para a Reserva Indígena Areões.
Conforme a PRF, a caminhonete conduzida por Vanderley Tsere Ra Udze, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com o ônibus que trafegava no sentido Água Boa para Nova Xavantina. O motorista do ônibus Zenildo Grizorte de Souza, 44, não sofreu ferimentos. A Polícia trabalha com a possibilidade de problemas mecânicos. A Funai também admite que os índios podem ter bebido, já que latas de cerveja foram encontradas