PUBLICIDADE

Briga familiar lidera motivos para desaparecimento de pessoas em MT

PUBLICIDADE

Levantamento da Divisão de Desaparecidos, da Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil, identificou a briga familiar (131 ocorrências) e o uso de drogas (110) como os dois maiores motivos do sumiço de homens e mulheres, a maioria jovens e adolescentes.

Em 2009, o setor registrou 531 desaparecimentos e localizou 391, 73,63% dos casos. Os desaparecidos foram encontrados em hotéis, repúblicas e casas de amigos. "São pessoas que conseguimos entregar para a família", afirma o delegado Márcio Pieroni.

Das ocorrências, 333 são homens e 198 mulheres. Cento e quarenta pessoas ainda são procuradas. A maior parte, do sexo masculino, é de jovem com idade de 17 a 25 e de 25 a 35 anos. Já o feminino, crianças e adolescentes de 10 e 17 anos e acima de 17 apresentam altas taxas de registro. Briga familiar (30 casos) e desinteresse familiar (28) são as duas principais causas do sumiço de meninas nestas idades. Para os homens, o desentendimento com a família está relacionado à faixa etária acima de 35 anos, com 25 ocorrências, o uso ou envolvimento com o tráfico de drogas levam uma fatia de jovens de 17 a 25 anos (43 casos) a ficarem distante de casa.

O alcoolismo agrega pessoas na faixa etária de 19 a 35 anos e acima dessa idade, com 19 e 46 ocorrências de homens desaparecimentos. Problema de saúde também está relacionado ao sumiço de 31 homens com idade acima dos 35 anos. O desaparecimento de crianças de 0 a 10 anos está relacionado ao abandono da própria família.

O setor de Desaparecidos da Polícia Civil é comandado pelos investigadores Gardel Ferreira de Lima e Auri Nascimento Vieira. No departamento é ainda confeccionado o retrato-falado, pelo investigador Auri. O retrato feito manualmente tem ajudado a polícia esclarecer casos de estupros, homicídios, entre outros crimes. Em 2009 foram elaborados 22 retratos por meio de informações passadas por vítimas e testemunhas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE