O peso da carreta bitrem, placas NJM-9190, de Lucas do Rio Verde, conduzida por Mirasul Teixeira, fez com que a ponte de madeira sobre o rio Ranchão, em estrada vicinal que liga a BR-163 a comunidade São Manoel, interior de Nova Mutum, cedesse, e cerca de 30 toneladas de soja caíram no rio. O fato aconteceu na terça-feira e o caminhão foi retirado do local hoje.
De acordo com relato feito pelo motorista, que não se feriu, o bitrem era o terceiro da fila. Todos carregaram em uma fazenda em Santa Rita do Trivelato e iriam até uma multinacional de Nova Mutum. Quando ele foi passar, a ponte não suportou e desabou.
Uma equipe da secretaria municipal de Obras está no local trabalhando na recuperação da ponte, que tem cerca de 10 metros de extensão, e acredita que a reforma deva ser concluída dentro de no máximo 20 dias. Enquanto isso o acesso à comunidade São Manuel e vice-versa, dá-se através da MT235, rodovia da Produção.
A estrada em questão serve como desvio para veículos de carga ou de passeio, que vem da região da comunidade Ranchão e de Santa Rita do Trivelato, e querem chegar até a BR-163 sem passar pelo pedágio que existe na MT235. O trecho a ser percorrido é de chão e tem aproximadamente 20km, mas no caso de uma carreta bitrem de 9 eixos, isso pode significar uma economia de até R$ 31,50.