Cerca de 18 famílias que foram “despejadas” de uma fazenda em Marcelândia (200 km de Sinop) denominada Tupã, estão se mudando hoje para uma área doada pela prefeitura. Cleverton da Silva Marques, um dos beneficiados com a área, disse, ao Só Notícias, que cada família terá sua área e que inicialmente vão morar em barracos. “O prefeito queria nos doar a área com moradia, mas preferimos inicialmente ficar em barracos, para aproveitarmos o período de chuva para plantar”.
A prefeitura também está disponibilizando caminhões para que as famílias façam a mudança. A área fica no Sítio Fogo e tem cerca de 18 hectares. Ela foi dividida em 18 porções de terras. De acordo com o projeto publicado no Jornal dos Municípios, que circula hoje, essa iniciativa visa o fomento hortifrutigranjeiro do município. Como o local fica a cerca de 1,2 mil metros do centro da cidade possibilitará que a comercialização dos produtos seja feita com maior facilidade, bem como o acesso aos sistemas de saúde e educação.
As famílias beneficiadas são as que estavam alojadas nas dependências da câmara de vereadores e passaram por cadastramento prévio junto a Secretaria Municipal de Ação Social. Também foi assinado um contrato de autorização de ocupação, o qual apenas após o decurso de 5 anos de ocupação ininterrupta irá gerar o direito de aquisição de propriedade, que será transferida mediante outorga de escritura pública que inclusive poderá dar-se em condomínio.
Conforme Só Notícias já informou, a desocupação da fazenda ocorreu no dia 17 de agosto e aproximadamente 80 famílias viviam no local, porém, foram cadastradas apenas 63 famílias pela assistência social e algumas foram para assentamentos em Santa Helena, outras para Terra Nova e algumas largaram tudo e foram embora.