PUBLICIDADE

Nortão: nova força tarefa contra desmatamento inicia em janeiro

PUBLICIDADE

Municípios da região Norte serão alvo de uma nova força tarefa, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Força Nacional, a partir de janeiro. O objetivo, segundo Luciano Cotta, que estava a frente da chefia de Fiscalização do órgão até segunda-feira, é coibir a derrubada ilegal da floresta. Entre agosto de 2010 e julho de 2011, em Mato Grosso os desmates cresceram 30%. O avanço foi registrado depois de 2 anos com registros de reduções. Neste período, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), constararam o desmate de 1.125 quilômetros quadrados de floresta. 

•Conheça a página de Só Notícias no Facebook

Em toda a Amazônia Legal (9 Estados), foram 6.238 quilômetros quadrados de desflorestamento, 11% a menos que no período anterior, de agosto de 2009 a julho de 2010. Conforme Cotta, ações de fiscalização já estão sendo definidas e combater desmatas será prioridade. “Nos últimos anos acompanhamos a redução no desflorestamento e acreditavamos que isso continuaria. Como constatamos que isso não ocorreu, temos que retomar o foco contra este tipo de crime”, apontou

Além do Ibama, no início do ano, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) também intensificou as ações de fiscalização na região Norte. Várias apreensões de maquinários e madeira derrubada de forma irregular foram realizadas.

Dos 112 mil hectares de floresta derrubada, 38 mil foram embargados e os proprietários responsabilizados. “Eles respondem processos e ficam responsáveis pela preservação da área enquanto estiver embargada, o que é necessário para garantir que não seja mais devastada e se regenere”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mega-Sena sorteia R$ 42 milhões hoje

As seis dezenas do concurso 2.787 da Mega-Sena serão...

Condutor morre após carro capotar em rodovia de Mato Grosso

A Polícia Militar confirmou o acidente de trânsito envolvendo...

Homem que abusou da enteada por cinco anos em MT é condenado a 40 anos de cadeia

Denunciado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso,...
PUBLICIDADE