quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Delegacia de Roubos e Furtos é reativada em Cuiabá

PUBLICIDADE

A partir de hoje a população da capital terá uma referência no registro e investigações de crimes de roubos e furtos. A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERF) foi reativada para concentrar as investigaçoes de todos os crimes contra o patrimônio, ocorridos em Cuiabá. A unidade está instalada no prédio do Centro Integrado de Segurança e Cidadania do Verdão, que agora passa a abrigar a Delegacia Especializada.

A unidade será oficialmente reinaugurada às 15h, na rua Ranulfo Paes de Barros, esquina com a 8 de Abril, bairro Verdão, em Cuiabá, com a presença do secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, do delegado geral, Paulo Rubens Vilela, o diretor metropolitano, Luciano Inácio, o delegado Roberto Amorim, titular da DERF, e sua equipe de delegados, investigadores e escrivães.

A reabertura da Delegacia era um anseio da Polícia Judiciária Civil para melhorar o tempo de resposta à sociedade, das investigações dos crimes que afligem e incomodam a sociedade. O delegado geral da Polícia Civil, Paulo Rubens Vilela, disse que havia uma necessidade muito grande de otimizar o controle administrativo das investigações dos crimes contra o patrimônio. "Os inquéritos ficaram disseminados nos CISCs e isso, às vezes, dificultava o acompanhamento do procedimento", pontuou.

Outro ponto da reativação é facilitar o registro de boletim de ocorrência e o acompanhamento das apurações do inquérito policial por parte da vítima. "A reativação da Delegacia de Roubos e Furtos é outra medida importante para a proteção dos cidadãos da região metropolitana", frisa o diretor metropolitano Luciano Inácio.

Segundo o diretor Luciano Inácio, o alvo da DERF será as quadrilhas e bandidos que atuam na Grande Cuiabá, sequestrando, roubando e invadindo residências, comércios e muitas vezes "ceifando a vida de pessoas de bem", diz. "Não seremos tolerantes com esse tipo de ocorrência", prometeu Inácio.

A Delegacia será comandada pelo delegado Roberto Amorim, que já atuou em diversas delegacias especializada, a exemplo da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), junto com uma equipe de sete delegados, 17 escrivães e 45 investigadores.

De acordo com o delegado, a DERF vai centralizar informações de criminosos que atuam nos roubos e furtos na Capital. Uma das prioridades, já em fase de implantação, é a instalação do núcleo de inteligência, que manterá um banco de dados moderno para melhorar as informações de criminosos que atuam nos roubos e furtos na Capital.

O núcleo vai também mapear os locais com maiores índices de ocorrências e melhorar o banco de dados fotográfico. "Nesse começo queremos combater os crimes nos locais onde o índice é maior", afirma o delegado titular da DERF, Roberto Amorim.

Para o delegado, o atendimento diferenciado à vítima é fundamental para a redução do tempo de esclarecimento do crime. "O atendimento tem que ser preferencial, pois uma média de 80% de esclarecimento autoria dos casos, começa nesse primeiro atendimento às vítimas", afirma.

Mesmo que o registro do boletim não seja feita na unidade especializada, a vítima ao comunicar o crime, será automaticamente intimada a comparecer na DERF. "Aqui teremos maior probabilidade de encontrar o autor. Estaremos trabalhando em cima do problema", analisa Roberto Amorim.

Os pequenos furtos também terão prioridade na Delegacia, por estarem diretamente ligados as bocas de fumo na receptação dos produtos roubados e furtados. "Queremos fazer um trabalho de inteligência para descobrir as pessoas que estão recebendo esses produtos", disse.

Plantão
A DERF vai manter uma equipe de plantão para atendimento nos locais dos crimes de roubos e furtos. Uma vez, o crime comunicado no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP), a equipe da DERF também comparecerá ao local do crime para os primeiros levantamentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE