Reduzir o tempo de emissão de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os cidadãos do interior de Mato Grosso. Esta é a meta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) ao implantar sistema on-line de transmissão de dados para emissão da CNH. Nos municípios de Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças o sistema já está em funcionamento e possibilita, por exemplo, que uma carteira de habilitação, em Rondonópolis, seja emitida em apenas cinco dias. Antes, o mesmo procedimento demorava cerca de vinte dias.
Em Alta Floresta, Primavera do Leste, Sorriso e Tangará da Serra o sistema deve funcionar até o fim deste mês. Os servidores do Detran-MT desses municípios estão na sede da autarquia, na capital, passando por capacitação.
Conforme a gerente de habilitação do interior, Catiele Lopes Borges, antes da transmissão on-line, a solicitação de processo para emissão de CNH era feito por malote destinado à sede do Detran, em Cuiabá. "A confecção da CNH para todos os municípios é feita em Cuiabá e com a transmissão este procedimento fica muito mais ágil e eficiente porque os processos são transmitidos pra sede online, sem precisar serem enviados por malotes".
De acordo com o presidente do Detran-MT, Teodoro Moreira Lopes, a implantação da transmissão de dados online acontecerá "gradativamente em todas as ciretrans nos próximo três anos".