Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), regional de Sinop, apreenderam 102 quilos de pescado, ontem, em fiscalização a oito estabelecimentos comerciais de Sorriso. O diretor Luiz Antônio Calegari, disse, ao Só Notícias, que não foram apresentadas documentações que comprovassem a origem dos peixes, de várias espécies, cujos estoques deveriam ter sido declarados por conta do período da Piracema. As multas aplicadas somam R$ 5 mil.
O diretor afirmou que os peixes foram doados para Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorriso e a mesma entidade e o Lar dos Vicentinos de Sinop. As ações fiscalizatórias continuam nos municípios abrangidos pela regional, como Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Vera, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Nova Ubiratã, União do Sul, Tapurah, Itanhangá, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Itaúba.
A piracema começou oficialmente em 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro de 2012, sendo o período reservado a reprodução dos peixes. Só é permitida a pesca de subsistência, desembarcada, ou a de caráter científico, previamente autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pela Sema.