PUBLICIDADE

Sinop e Várzea Grande lideram pedidos de conciliações em ações judiciais

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça confirmou, hoje, que os Juizados Especiais de Várzea Grande e as Varas de Sinop foram os que tiveram mais sessões agendadas de forma espontânea, pelo Portal do Poder Judiciário, para as partes tentarem conciliações e encerrarem ações judiciais que estão tramitando há um bom tempo. A Semana Nacional de Conciliação, é de 28 de novembro e 2 de dezembro. As partes que têm processo em andamento na Justiça e não realizaram requerimento para agendar sessão de conciliação, via Portal do Poder Judiciário, poderão fazê-lo por intermédio de seus advogados diretamente ao juiz. A equipe técnica responsável pelo registro dos pedidos revelou que 432 processos de 19 comarcas do Estado foram cadastrados para o evento.

“Quem não fez o agendamento pela internet deve efetuar o pedido por intermédio do seu advogado, peticionando para o próprio juiz. A realização da audiência dependerá do magistrado”, acrescentou o assessor de gabinete  Diego Vitor Rodrigues Prudêncio.

Atualmente cinco servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e três assessores atuam no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso. O juiz coordenador do núcleo, Hildebrando da Costa Marques, disse que o objetivo é fazer com que a turma de 2 servidores que passou pelo treinamento esteja pronta em, no máximo, duas semanas. “Inicialmente a ideia é que eles trabalhem em processos de menor complexidade. Para isso buscaremos esses processos junto aos juizados especiais. Em uma segunda fase levaremos esses mediadores e conciliadores para sessões em varas de família e de feitos gerais”, explicou. O magistrado ainda salientou que o grupo necessita realizar no mínimo dez sessões para receber os certificados. Disse também que eles atuarão em processo já confirmados pela Prefeitura Municipal de Cuiabá para a Semana Nacional de Conciliação. São cerca de dois mil processos que envolvem os 500 maiores devedores da Prefeitura.

O magistrado assinalou que a previsão é que até meados do ano que vem os serviços de conciliação e mediação estejam implantados em comarcas com mais de um juiz em Mato Grosso. “Buscamos viabilizar isso da melhor forma possível, atingindo este objetivo será um grande passo que o Estado dará em direção à pacificação social. Estamos a todo vapor para garantir que todos os prazos sejam cumpridos”, finalizou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio milionário na loteria

Um apostador de Várzea Grande ganhou, há pouco, um...

Prefeitura no Nortão abre seletivo com salários de até R$ 4 mil

A prefeitura de Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop)...

Advogado de Mato Grosso morre após contrair bactéria em viagem ao Nordeste

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato...

MPE recomenda pagamento de verbas adicionais e piso para profissionais de saúde em MT

O Ministério Público do Estado (MPE) recomendou ao município...
PUBLICIDADE