A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso, decidiu adquirir uma fazenda superior a seis mil hectares, avaliada em mais de R$ 19 milhões, para criação de um assentamento em Nova Santa Helena (120 km de Sinop). A portaria publicada no Diário Oficial da União, aponta que pouco mais de R$ 2 milhões do montante, são das benfeitorias úteis.
A estimativa é que o futuro assentamento contemple cerca de 150 famílias. No entanto, a assessoria de imprensa da superintendência informou, ao Só Notícias, que não há previsão para formalização, tendo em vista todos os trâmites burocráticos ainda necessários para a aquisição. Explicou que, apesar da decisão ter sido publicada, o valor para a compra precisa ser empenhado junto ao governo federal.
Somente quando tiver posse da documentação da transação, o Incra deve iniciar as obras de estruturação, como a abertura de ruas e demarcação de lotes. Não há previsão para finalização do processo de aquisição da fazenda.