O cemitério municipal, onde encontram-se sepultadas cerca de 800 pessoas, deve receber mais de 2 mil visitantes nesta quarta-feira. A data tradicional -dia de findados[ fez com que muitas pessoas já aproveitassem o último final de semana para limpar os túmulos de familiares e amigos.
Todos os anos a comunidade católica realiza a Missa de Finados, no cemitério. Este ano ela está programada para acontecer às 8h. “Caso amanheça chovendo, vamos fazer a celebração no Salão Paroquial”, explicou o padre Rodrigo Adalberto de Oliveira, que é vigário paroquial. A missa será celebrada pelo padre Reinaldo Braga Junior, pároco de Nova Mutum.
“O Dia de Finados é uma data para lembrar e rezar para as pessoas que cumpriram suas missões e já partiram. É também uma ocasião especial para lembrarmos da ressurreição de Jesus, confortando o coração das famílias. A morte é nascer para uma vida junto a Deus”, disse padre Rodrigo.
Um dos locais mais visitados no cemitério é o Cruzeiro, onde pessoas com parentes já falecidos, mesmo que não sepultados em Nova Mutum, fazem orações e acendem velas. “As velas tem ligação com Jesus. Ele foi um homem que se consumiu como uma vela para nos tirar das trevas, do pecado e nos levar para o lugar onde reina a luz”, disse Rodrigo.
O dia 02 de novembro também faz com que aumente a venda de flores no município, onde existem três floriculturas. A previsão de aumento é na casa dos 10%, principalmente de crisântemo e margaridas.
A Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Nova Mutum conclui hoje as limpezas e pinturas dos túmulos.