PUBLICIDADE

Cuiabá: lançado projeto para reduzir trabalho infantil em MT

PUBLICIDADE

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou ontem, em Cuiabá, o projeto Me Encontrei, para reduzir o trabalho infantil no Estado. A estimativa é que 82 mil menores estejam desempenhando alguma atividade em confronto com a lei. Pelo projeto, adolescentes maiores de 15 anos que estão em vulnerabilidade serão encaminhados para programas de aprendizagem remunerados, onde aprenderão uma profissão. Entre eles os que deixam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A iniciativa tem apoio de diversos órgãos publicos municipais, estaduais, serviços e também de empresas, que vão empregar os adolescnetes como aprendizes.

O coordenador de projetos de Trabalho Infantil da OIT, Antônio Carlos Mello, lembrou que a lei de aprendizagem garante que maiores de 14 anos participem de programas como aprendizes e, assim, possam ter uma remuneração.
O lançamento ocorreu ontem à noite na capital, dois dias depois do Ministério do Trabalho divulgar que juízes e promotores de Justiça de todo país concederem, entre 2005 e 2010, 33.173 mil autorizações de trabalho para crianças e adolescentes menores de 16 anos, contrariando o que prevê a Constituição Federal.

Mello ressaltou que é preciso debater esta situação para que menores não sejam colocados em situação de vulnerabilidade, enquanto são desencadeadas tantas ações para erradicar a prática.

Em Mato Grosso, somente em um ano, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foram 182 autorizações. A Corregedoria de Justiça encaminhou uma recomendação aos juízes de todo o Estado para que fiquem atentos com a situação, já que apenas maiores de 14 anos podem ter autorização para trabalhar na situação de aprendizes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE