A Secretaria de Meio Ambiente de Sinop lança, no sábado (29), o projeto "Teles Pires, conhecer para preservar" com uma série de atividades de recuperação e limpeza do rio Teles Pires. Entre os objetivos do projeto estão a educação ambiental, mutirão de limpeza, recuperação de áreas degradadas e a divulgação do período proibitivo da piracema.
A atividade inicia às 7h, na avenida Bruno Martini, esquina com a Estrada Nanci, onde durante todo o dia haverá um "pit stop" abordando a importância da preservação de rios, nascentes, fauna e flora. Já a limpeza do rio será feita por dois grupos que estarão atuando diretamento no Teles Pires com aproximadamente 20 barcos. "Teremos uma equipe subindo o rio a partir da ponte da MT-220 e outra descendo a partir do aeroporto, a idéia é que todo mundo se encontre em um ponto da Praia do Cortado", disse o secretário Rogerio Rodrigues.
Além da limpeza, o pessoal que estará nos barcos irá realizar o resgate de peixes em lagoas. Outro ponto é a divulgação das audiências públicas em relação à construção das usinas hidrelétricas ao longo do rio para que a população participe das discussões.