sábado, 28/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nortão: Funai aguarda resposta de índios para liberar reféns

PUBLICIDADE

O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder, Megaron Txucarramãe, afirmou, ao Só Notícias, que é aguardado para, hoje, a resposta dos índios Kayabi, sobre comunicado encaminhado para liberação de sete reféns, na divisa de Mato Grosso com o Pará. Cinco são técnicos da fundação e dois, funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que foram a aldeia para uma reunião, na segunda-feira (17), sobre a construção da usina hidrelétrica de São Manuel, que os indígenas são contra.

Segundo Megaron, os índios que querem a demarcação de terras debatem o comunicado (cujo conteúdo não foi informado) que foi encaminhado, ontem, pela Funai de Brasília, após conhecimento do caso. O empreendimento será construído entre Paranaíta (370 km de Sinop) e Jacareacanga (PA), com capacidade instalada de 700 MW, no rio Teles Pires. O barramento formará um reservatório com área total de 63,96 quilômetros quadrados, segundo a EPE.

Em agosto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou aceite dos estudos de impacto da hidrelétrica, analisados pelo órgão em processo independente. No entanto, em julho, a EPE e o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentaram uma complementação ao Estudo de Consultoria Independente (ECI), pedida pela Funai.

No início deste ano a fundação emitiu parecer questionando a avaliação dos impactos da usina São Manoel e da Foz do Apiacás (projeto previsto ao lado), sobre os impactos nas comunidades indígenas, Kayabi e Munduruku no ECI de agosto de 2010. Ambas devem ficar na divisa das terras destas duas etnias, atingindo também os Munduruku e Apiaká.

Conforme Só Notícias informou, segundo a EPE, o projeto deverá integrar o Leilão de Energia A-5 / 2011, previsto para dezembro, com o objetivo de contratar energia para o mercado das distribuidoras em 2016. A energia gerada será suficiente para atender população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Atualizada às 11h41

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Instituto Federal de Mato Grosso construirá refeitórios estudantis em 4 cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu licitação...

Abandonado há duas décadas, hotel é doado a município de Mato Grosso

A Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia...

Apagão atinge 30 municípios do Nortão

Dezenas de municípios da região Norte ficaram sem energia...
PUBLICIDADE