PUBLICIDADE

Dezessete municípios de MT terão postos para fazer entrega de armas

PUBLICIDADE

Dezessete municípios de Mato Grosso terão unidades de Segurança Pública credenciadas para o recebimento de armas de fogo. São 14 unidades da Polícia Civil, 10 comandos da Polícia Militar, cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária Federal.

Os municípios com pontos de recolhimentos são: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

A cada um dos postos terá pelo menos dois policiais cadastrado para atuar no recebimento de arma. "Todos eles já foram qualificados para proceder ao recolhimento da arma", disse o secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e coordenador da Campanha, Anderson Garcia.

O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo gerado pelo Sistema "Desarma", da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente à entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O valor do reembolso varia entre 100 e 300 reais, por arma de fogo, dependendo do tipo e calibre. Na primeira etapa da Campanha do Desarmamento, desenvolvida apenas nas unidades do Departamento da Polícia Federal, 22,2 mil armas de fogo foram recolhidas no Brasil. O número é 20 vezes mais o total de armas recebidas, de janeiro a abril deste ano, pela Polícia Federal, órgão responsável pelo recebimento de armamento voluntário fora das mobilizações.

Na segunda fase, profissionais da Segurança Pública dos estados e municípios assinam acordo de cooperação com o Ministério da Justiça para poder receber as armas. Em Mato Grosso, a Campanha do Desarmamento de 2011 foi lançada, ontem, na Base Comunitária de Segurança Pública do bairro Pedregal, em Cuiabá.

A mobilização tem caráter permanente em razão da medida provisória 417/2008. O cidadão poderá, a qualquer tempo, entregar sua arma de fogo nas unidades credenciadas da Polícia Civil ou Militar de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE