De todos os estados brasileiros, Mato Grosso é o que deverá ter o maior percentual de municípios beneficiados com os recursos do governo federal voltados para a busca ativa da população em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, por meio da contratação de equipes volantes. Neste primeiro momento, cem municípios mato-grossenses, que possuem áreas extensas, isoladas, rural e de difícil acesso, serão contemplados com a expansão de equipes volantes que atuarão nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A articulação do recurso foi feito pela secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, junto ao Governo Federal, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que, entre outros assuntos, discutiu sobre a partilha de recursos federais para 2011. Na oportunidade, a secretária estadual conseguiu viabilizar R$ 6,8 milhões de investimentos federais para a Assistência Social de Mato Grosso, os quais deverão ser repassados diretamente aos municípios, a partir de novembro de 2011.
De acordo com Roseli Barbosa, Mato Grosso possui todos os Cras em áreas urbanas e é preciso enfrentar o desafio de levar os serviços da Assistência Social à população extremamente pobre nas áreas rurais. "As equipes volantes são muito importantes e não substituem os Cras. As equipes volantes têm a função de ir buscar as famílias para que as mesmas sejam inseridas no Cadastro Único, além de encaminhar, acompanhar e desencadear ações do Cras no território distante", explicou a secretária da Setas, reforçando que a expansão dos serviços de proteção social básica atende, prioritariamente, municípios que tenham recursos humanos, grande volume de população pobre e grandes dimensões territoriais.
O fortalecimento da busca ativa da população no perfil dos assistidos pelos programas socioassistenciais, em municípios de grandes dimensões territoriais e difícil acesso, é uma ação que integra os Planos Brasil e Mato Grosso Sem Miséria, entregue na última quinta-feira (6) por Roseli Barbosa para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Mato Grosso Sem Miséria
O Plano Mato Grosso sem Miséria será lançado no próximo mês durante o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria para a região Centro-Oeste, que deverá ser realizado em Cuiabá, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.