O governador Silval Barbosa lamenta a morte de Névio Lotufo, 80 anos, na manhã desta sexta-feira, em Cuiabá. Névio morrreu em virtude de um infarto no miocárdio. Bastante consternado com a notícia da morte, Silval recordou a trajetória desse cuiabano ilustre, que foi uma das personalidades mais queridas entre os cuiabanos, e destacou a importância que teve no Estado de Mato Grosso, como incentivador do cinema, inventor, dançarino e apoiador da cultura.
"O Névio é um exemplo de vida para todas as gerações. Foi um empreendedor, um sonhador, um humanitário e continuará fazendo parte da história e cultura da capital mato-grossense. Neste momento de pesar, quero deixar à família do nosso amigo minhas condolências", disse Silval Barbosa.
Cuiabano nascido na rua 13 de Junho, onde morou até hoje e manteve a mais antiga empresa do Estado, a primeira bicicletaria da capital – registrada na Junta Comercial há 58 anos-, Névio foi também o primeiro colecionador de carros de Cuiabá, o primeiro a criar um time de basquete profissional e o primeiro mato-grossense a fazer um filme. Como forma de homenageá-lo, o Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) criou a Sala Névio Lotufo.
O corpo é velado na igreja Presbiteriana, do bairro Morada dos Nobres, próximo a UFMT. O sepultamento está marcado para as 8h deste sábado, no Cemitério da Piedade, em Cuiabá.