Três praças serão inauguradas na primeira quinzena de outubro. As construções são resultado da parceria firmada entre o Executivo Municipal e o Ministério Público Estadual (MPE), referente a dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) de empreendimentos implantados na capital.
A primeira inauguração será da Praça "Arquiteto Júlio De Lamônica Freire", no bairro Jardim Florianópolis, no próximo dia 10. As outras duas praças estão localizadas nos Jardim Ouro Fino e Jardim das Américas.
Conforme o secretário de SMDU, Márcio Puga, o município, em acordo com o Estado, converteu as multas aplicadas pelo Ministério Público em benefícios para a cidade. "Ao invés de receber esse aporte financeiro, preferimos oferecer à comunidade nova alternativas de lazer. Serão espaços destinados a contemplação e ao bem estar da população".
Já a revitalização da praça do Jardim das Américas é resultado da parceria do município dessa vez com a Ginco Empreendimentos Imobiliários.
A Praça "Arquiteto Júlio De Lamônica Freire", localizada no Jardim Florianópolis, recebeu este nome em homenagem ao arquiteto e urbanista cuiabano, falecido em 11 de setembro deste ano. Júlio foi um dos pioneiros da Arquitetura e do Urbanismo na capital do Estado, incluindo o conjunto arquitetônico do Centro Político e Administrativo de Mato Grosso (CPA).
Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), publicou obras de grande valor, destacando-se "Por uma Poética Popular da Arquitetura", que se transformou em tese de doutorado, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). De Lamônica imprimiu sua marca pessoal em becos e casarios cuiabanos, por meio de artigos, publicações, entrevistas e depoimentos sobre a cidade.