PUBLICIDADE

Justiça determina restabelecimento da Defensoria em cidades de MT

PUBLICIDADE

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou à Defensoria Pública do Estado que volte a atuar nas Comarcas de Arenápolis e Nortelândia, em um prazo de 30 dias. Caso não cumpra a determinação, será aplicada multa diária e pessoal ao defensor-geral André Luiz Prietto, no valor de 10 mil. A ação foi proposta pela Promotoria de Justiça da Comarca de Arenápolis, após a interrupção da prestação do serviço público de assistência jurídica à população. A decisão foi proferida pelo juiz de Direito Alexandre Delicato Pampato no dia 20 de setembro.

De acordo com o promotor de Justiça Thiago Scarpellini Vieira, em junho deste ano foram propostas ações civil públicas por ato de improbidade administrativa em 10 Comarcas do Estado visando obrigar a Defensoria Pública a voltar a atuar nos municípios onde deixou de oferecer o serviço. "A Justiça concedeu algumas liminares, confirmando que as referidas ações de improbidade possuem fundamento e plausibilidade, vez que o magistrado da Comarca de Arenápolis, em sua decisão, apontou a ocorrência de prejuízos ao patrimônio público e afronta aos princípios previstos na Lei de Improbidade Administrativa", disse.

Segundo o promotor, o magistrado também coloca uma possível infringência ao princípio da impessoalidade, ao descrever que "o serviço público essencial prestado pela Defensoria Pública não pode ser inferior ao direito de seus membros – direito particular, a tal ponto de prejudicar a população carente que necessita daquele", consta em um dos trechos da decisão.

O juiz ressaltou, ainda, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Comarca de Primavera do Leste conta com os melhores índices de desenvolvimento do Estado e uma população de 55.871 pessoas, enquanto Arenápolis e Nortelândia possuem índices imensamente inferiores e uma população de 22.692 habitantes. "O núcleo da Defensoria Pública de Primavera do Leste conta com três defensores, enquanto que Arenápolis e Nortelândia estão desprovidas desse importante profissional", argumentou o magistrado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Queimada às margens de rodovia é controlada pelos bombeiros no Nortão

O incêndio florestal foi registrado por populares, ontem à...

Cartórios de Mato Grosso fazem mutirão para cadastro de doação de órgãos

Os Cartórios de Notas do Mato Grosso realizarão neste...

Motociclista cai em vala de escoamento após colisão com caminhonete em Sinop

O acidente com motocicleta e uma caminhonete (marcas e...
PUBLICIDADE