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Sorriso: secretário prevê conclusão de pista de aeroporto em 2012

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As obras do aeroporto de Sorriso, que iniciaram em 2005 e ficaram paradas de 2008 a 2010, devem ser concluídas em janeiro de 2012. A previsão é do secretário de Obras e Transporte, Emiliano Preima. Segundo ele, as obras da pista devem ser concluídas em quatro meses, porém com possíveis prorrogações conforme o fator climático e repasse de recursos. Uma empresa de Cuiabá venceu a licitação para construir a pista. O processo licitatório foi lançado há cerca de 60 dias e mais seis empresas concorreram. A obra está orçada em R$ 2.888,724,64, sendo que R$ 500 mil são recursos municipais e o restante do Estado.

A pista terá 1,6 mil metros de comprimento e a largura de 30 metros. Além da pavimentação, a empresa é responsável pela sinalização e pelo trevo de acesso ao aeroporto, localizado às margens da BR-163, no km 762, sentido Sinop. Conforme o secretário, a pista pode “receber” aviões de médio porte, com até 40 passageiros. “Os aviões particulares, de empresários e táxi aéreos da região também poderão usar a pista, desde que estejam devidamente registrados e cadastrados na Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]”.

Já as obras do terminal de passageiros se iniciaram há 30 dias e ainda contam com mais 60 dias para serem concluídas. A empresa responsável por este setor é de Sorriso, que lançou o menor preço se comparado as outras quatro empresas que participaram, que deve gastar R$ 1,2 milhão na obra que integra também o estacionamento do aeroporto. Deste valor, R$ 800 mil é da prefeitura e R$ 400 da União. A capacidade inicial do terminal de embarque e desembarque é de 20 passageiros por dia. “Mas pelos próximos cinco anos o terminal poderá sofrer reajustes para atender a toda a demanda de Sorriso”, acrescentou.

Encerradas as obras, a Anac deverá analisar o conjunto da obra e, então, liberar o uso ou exigir ajustes. Somente depois deste processo, poderão ser negociadas as propostas das companhias aéreas interessadas. “Em princípio o aeroporto deve ser administrado apenas pela prefeitura, mas não descartamos, futuramente, uma parceria com alguma empresa privada. Já a questão da segurança só deve ser definida depois de selecionada as companhias aéreas, que devem ter voos e roteiros diferentes de Sinop”.

Obras atrasadas
A primeira licitação das obras do aeroporto foi publicada no segundo semestre de 2005, e deveriam ser concluídas em 2006. No entanto, segundo o secretário de Obras, Emiliano Preima, uma disputa de terras entre um empresário e famílias remanescentes fez com que a Justiça Federal embargasse a área. Em julho de 2008, com as obras atrasadas, toda a construção foi barrada pela Justiça.

No final de 2010, após a conclusão da disputa de terras, a prefeitura retomou as obras, mas novamente foi notificada pela Anac, com a justificativa de falta de documentação. No mesmo ano, o prefeito Chicão Bedin (PMDB) foi a Brasília entregar os documentos e obteve a autorização do órgão responsável pela aviação. “Todas as licitações tiveram que ser refeitas, o que também contribuiu com o atraso nas obras”, finalizou o secretário.

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