PUBLICIDADE

Cuiabá: Chef paulista oferece oficinas de gastronomia japonesa com peixes regionais

PUBLICIDADE

Misturar a culinária japonesa aos tradicionais sabores "chapa e cruz" é uma das propostas das oficinas de gastronomia que o Sebrae promove no 1º Festival do Japão. O evento será realizado em Cuiabá entre 30 de setembro e 2 de outubro. Dessa forma, profissionais que já trabalham em restaurantes e os apaixonados pela arte culinária vão ter a oportunidade de aprender a preparar pratos como sushi, sashimi, hot roll e temaki usando como ingredientes peraputangas, matrinxãs e tambacus, peixes encontrados nos rios que atravessam o Vale do Cuiabá e demais municípios mato-grossenses.

A criação dos pratos será orientada pelo Chef Alberto Yamashita, do restaurante paulista Sushi Kin, que atua no mercado gastronômico desde 1993. Yamashita criou uma nova tendência na culinária japonesa ao aliar a tradicional cozinha oriental com sutis toques de outras culinárias internacionais e regionais, criando pratos inusitados. As aulas acontecem no dia 1º de outubro. A primeira turma é formada no início da tarde, das 14:00 h às 17:00 h e a segunda, das 18:30 até 21:30h.

Também serão realizadas oficinas para ensinar a retirar espinhas de peixe com os instrutores do Senac na área, Sérgio e Geraldo Matsuoka. Outro tema será o preparo de Sushi e Sashimi, cujas oficinas serão orientadas pelo especialista em culinária japonesa, fornecedor de restaurantes e buffets de Cuiabá, professor Eduardo Toshio. "Apostamos muito nessa parceria com o Sebrae para consolidar o evento e poder realizá-lo todos os anos", comentou o um dos organizadores do Festival e instrutor na oficina de gastronomia, Eduardo Toshio.

As inscrições são gratuitas e cada turma terá até 15 participantes. Ao todo, serão seis turmas, sendo que as duas primeiras – no dia 30 de setembro à noite – vão aprender a retirar espinhas de peixe. No dia 1º de outubro, à tarde, acontecem duas oficinas com o Chef Alberto Yamashita e, para concluir, as oficinas de Sushi e Sashimi acontecem no dia 2 de outubro, com mais duas turmas.

O Festival do Japão é uma ação consolidada no Estado de São Paulo. No final de agosto, o vice-governador Chico Daltro juntamente com a comunidade nipônica, representada pela ANB-CO (Associação Nipo-Brasileira do Centro Oeste) assinaram a parceria para a realização do evento em Mato Grosso. Com realização prevista na Praça Santos Dumont, na avenida Getúlio Vargas, o objetivo é promover o intercâmbio entre as duas culturas – do Japão e de Mato Grosso.

Serão três dias de evento com apresentações em palco, barracas de culinárias típicas japonesas e de artesanatos. O festival teve origem no Japão no século IX, mas foi a partir do ano de 1947, após a segunda grande guerra que o ganhou dimensão, quando foram enfeitados com cinco mil bambus com estrelas na província de Sendai, destruída pela guerra. No Brasil a primeira vez que aconteceu foi no Bairro Liberdade, em São Paulo, em 1979.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE