O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), realiza entre amanhã e dia 26 a Semana Nacional de Trânsito, com objetivo de promover palestras de prevenção de acidentes de trânsito em escolas e empresas que trabalham, principalmente, com entrega de produtos como, por exemplo, refrigerantes e cervejas, lojas de autopeças, empresas de transporte coletivo, entre outras. Os 64 pólos do departamento realizarão a mesma atividade.
O tema deste ano, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020 – Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". As palestras serão realizadas durante toda a semana nos períodos matutinos e vespertinos. Atualmente, registram-se mais de 1,3 milhão de mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas de forma permanente, atingindo majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade, segundo dados apontados pelo Denatran.
Nesse sentido, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu para a Semana os principais pilares a serem trabalhados: gestão nacional da segurança no trânsito; infraestrutura viária adequada; segurança dos veículos; comportamento e segurança dos usuários; atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e à reabilitação.
Mato Grosso ocupa a segunda colocação no ranking de mortes no trânsito por cada grupo de cem mil habitantes, segundo levantamento do Ministério da Justiça. O Estado só perde para Tocantins, que está em primeiro. Para diminuir essa tragédia social, o Governo Estadual lançou em março a campanha "Trânsito Consciente, pra vida seguir em frente", que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
O projeto já passou por várias cidades como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Campo Verde, Alta Floresta e Barra do Garças.A próxima parada da campanha será Rondonópolis. De 19 a 24 deste mês, quando técnicos do Detran realizarão palestras educativas e orientativas nas escolas públicas e particulares. Serão realizadas ainda blitzes educativas e fiscalizadoras para a checagem de documentação dos veículos e habilitação dos condutores.