Continua trancada a única rua que dá acesso ao Bairro União em Sorriso. Os moradores voltaram a protestar esta manhã cobrando que seja feito asfaltamento. Com troncos de árvores, cordas e veículos, eles não queriam deixar ninguém passar. Desde as 4 horas da manhã os moradores impediram o trafego. A reivindicação dos moradores é pavimentar cerca de 1.500 metros. O bairro possui cerca de 20 anos e abriga cerca de mil moradores.
Segundo o presidente do bairro, Gabriel Fernandes, a pista foi interditada no ano passado e o vice-prefeito Wanderley Paulo, que era prefeito em exercício na época, disse que o asfalto sairia em breve. “Tem moradores com 18 anos que reivindicam a pavimentação deste asfalto. É por direito, já foi prometido. Muitos falam que já foi enviado à prefeitura os recursos para o inicio da obra, mas até agora nada. Por isto a população resolveu protestar”, disse.
Segundo o empresário Lauro Chupel, que transporta cascalho e que necessita passar todos os dias pela rua, o asfalto dará mais agilidade e segurança aos moradores, pois a poeira prejudica a visibilidade dos motoristas e pedestres.
Outro lado
Conforme o secretário de Obras, Emiliano Preima, os moradores se reuniram na última quinta-feira onde representantes do Poder Executivo esclareceram que houve algumas dificuldades para iniciar as obras de pavimentação. “O governo do Estado iria arrumar emulsão asfáltica, mas eles acabaram atrasando, por isto não conseguimos iniciar a obra. Na reunião os moradores pediram para patrolar a rua e molha-la e é isto que estamos fazendo até que não saia o asfalto. Então a gente não entendeu o porquê da manifestação”, disse Preima.
Por enquanto o secretário preferiu não definir uma data para iniciar as obras, pois aguarda posicionamento do governo que entraria com emulsão asfáltica e o município com maquinário e mão de obra. “Mas o prefeito garantiu que se não conseguir fazer este ano, as obras devem ser iniciadas no inicio de março ou abril do ano que vem”.
“Eu até acho que esta manifestação é uma questão política, e não uma questão técnica”, finalizou o secretário.
Amanhã, às 9 horas, o assessor jurídico da prefeitura, Estevan Calvo, deve conceder uma coletiva de imprensa sobre o assunto.
(foto: Só Notícias)