Cinco municípios mato-grossenses registraram, esta tarde, umidade relativa do ar abaixo dos 14%, de acordo com dados da Defesa Civil do Estado. Rondonópolis foi a cidade que teve o menor índice 13%, já em Água Boa, Guiratinga, Santo Antônio do Leste e São Félix do Araguaia o índice foi de 14%. Cuiabá registou umidade relativa de 28%.
Esses índices foram registrados às 14h. De acordo com o Centro de Monitoramento de Risco e Desastre da Superintendência de Defesa Civil Estadual com a umidade relativa do ar entre 12 e 20% a população deve ficar em alerta pois aumenta os riscos de complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas e da pele, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas não façam exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h e também que sejam suspensas as aulas de educação física nesse horário. Que evitem aglomeração em locais fechados e utilizem soro fisiológico nos olhos e narinas para diminuir as irritações.
Conforme Só Notícias já informou, pancadas rápidas de chuva devem amenizar o intenso calor, nos próximos dias. Nesta terça-feira, por exemplo, as nuvens devem aumentar no Oeste do Estado, com previsão de chuva a partir da tarde. Já nas demais áreas a previsão é tempo firme e calor.