PUBLICIDADE

Avião utilizado em tráfico é doado para Judiciário mato-grossense

PUBLICIDADE

A corregedora nacional de justiça, ministra Eliana Calmon, informou que o órgão entregará, este mês, um avião monomotor ao Poder Judiciário do Mato Grosso para transporte de magistrados. O avião, com capacidade para cinco pessoas, foi apreendido pela Polícia Federal com quase 200 quilos de cocaína e está avaliado em R$ 500 mil. A aeronave será compartilhada pelo Tribunal de Justiça (TJ-MT) com os tribunais regionais do Trabalho e Eleitoral.

"Com esse avião posso ir a várias comarcas no mesmo dia. O monomotor já resolve muitos dos nossos problemas", comentou o corregedor-geral de justiça de Mato Grosso, Márcio Vidal, durante audiência com a ministra corregedora. A ministra Eliana Calmon disse que quer equipar com dois aviões (um bimotor e um monomotor) cada tribunal dos estados localizados na Amazônia Legal – que compreende Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte dos Estados do Maranhão e Mato Grosso.

Economia – O avião destinado ao Mato Grosso é da marca Bonanza modelo 35, fabricado nos Estados Unidos. Foi apreendido na semana passada quando transportava cocaína da Colômbia para Cuiabá. De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria Marlos Melek, uma viagem que levava até seis dias de ida e volta para um ato de fiscalização, por exemplo, com a aeronave passará a ser realizada em, no máximo, dois dias, o que representará economia de tempo, deslocamento e diárias para o Judiciário

Segundo Melek, a hora de voo deste avião, em combustível, custa apenas R$ 200, e sua capacidade é de aproximadamente 260 km/h. "Este é o Poder Judiciário que todos queremos. Um Poder que dialoga, mobiliza-se, articula-se, fortalece-se. Integrados, todos os ramos do Poder Judiciário do Mato Grosso utilizarão o avião", enfatizou o magistrado.

Amazonas – Não é a primeira vez que a Corregedoria Nacional de Justiça entrega aeronaves apreendidas no tráfico ao Poder Judiciário, melhorando a prestação de serviços jurisdicionais ao cidadão.

Em junho, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) recebeu um avião monomotor, também apreendido do tráfico de drogas. O avião passou a servir à região amazônica, evitando o fechamento de 30 varas no interior, inacessíveis por terra na maior parte do ano. O funcionamento destas comarcas estava ameaçado pela falta de transporte dos processos e dos magistrados, já que o acesso por terra é inviável na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tem princípio de incêndio após pane em rodovia de Colíder

Um Peugeot 208 azul foi parcialmente avariado pelas chamas,...

Motorista morre após cair de caminhão em Sinop

O motorista identificado como Alessandro José dos Santos, de...

Matupá vai aperfeiçoar sistemas de segurança em órgãos municipais

O pregão eletrônico da administração em Matupá (200 quilômetros...
PUBLICIDADE