Em reunião com o governador Silval Barbosa o Defensor Público-Geral de Mato Grosso, André Luiz Prieto, debateu questões referentes à atuação da Defensoria Pública no Estado e fez balanço das atividades desenvolvidas, explicando a atuação da instituição e investimentos necessários para que ela continue avançando e garantindo o acesso à justiça a milhares de cidadãos. O defensor também reivindicou um aumento orçamentário para a instituição.
De acordo com a assessoria, Silval manifestou desejo de aportar mais recursos na instituição, porém, o Estado está enfrentando dificuldades de arrecadação devido a crise mundial. Silval disse que nos próximos dias será apresentada uma proposta de aumento no orçamento da defensoria para ser executado já no próximo ano.
Foram, ainda, abordados dois projetos de lei que tratam da reformulação da lei orgânica da defensoria e a criação de cargos de assessores jurídicos. Prieto explicou a finalidade de tais projetos, que vão garantir a ampliação das atividades no interior de Mato Grosso. A suspensão temporária dos trabalhos em algumas comarcas também foi demonstrada e justificada pelo defensor.
Durante a reunião Silval manifestou o interesse do Estado em firmar parceiras com a defensoria, principalmente em áreas como saúde e as desapropriações que acontecerão visando as obras de mobilidade urbana para a Copa 2014. Esta união objetiva que a população tenha seus direitos plenamente preservados e assegurados.