Cinco representantes da empresa Oi/Brasil Telecom estiveram reunidos, ontem à tarde, com coordenadores do Procon de Sorriso e o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACES), Hilton Polesello. Assim como na audiência pública em Sinop, a empresa alega que a frequente interrupção dos serviços de internet se deve à duplicação da BR-163 entre Cuiabá e o Posto Gil (Diamantino), cuja obra estaria danificando os cabos de fibra ótica utilizados para a transmissão do sinal até a região Norte.
“Os representantes da empresa pediram um prazo de 10 dias para mandar uma resposta definitiva a todos os empresários e consumidores do município. Posterior a isto, faremos uma avaliação e analisaremos qual será o posicionamento da ACES com relação as justificativas que a empresa ofereceu”, disse o presidente, ao Só Notícias.
Conforme o coordenador Jurídico do Procon de Sorriso, Rudimar Rommel, a empresa prometeu que irá trazer uma linha alternativa para que quando ocorrer quebra do cabo original, ela possa ser utilizada sem precisar interromper o serviço. A estimativa é de que o problema da má qualidade da internet na região seja resolvido em 90 dias. “Temos que seguir a legislação, vamos apurar e se for necessário iremos tomar as providências cabíveis”, destacou.
Dados do Procon de Sorriso apontam que das 4.480 reclamações registradas do início do ano até 10 de agosto, 1.478 são relacionadas aos serviços da empresa de telefonia e internet, o que representa 33%. “As reclamações deste serviço são campeãs absolutas no Procon. Mais de um terço das reclamações são só dos serviços da OI”.
Após a entrega da justificativa forma da empresa, o Procon poderá ainda requisitar novas informações e confirma-las com a Anatel e outra instituições. Conforme o Só Notícias já informou, há cerca de 15 dias a Aces, representando os comerciantes que se sentiram prejudicados pela falta de internet, protocolou uma reclamação no Procon sobre o serviço.