Está em fase de conclusão a obra de reconstrução da ponte de madeira sobre o rio Aripuanã, no trecho cortado pela BR-174 (antiga MT-206), que liga Colniza aos distritos de Guariba e Três Fronteiras, que foi levada pelas águas em março deste ano. A ponte que foi destruída pela cheia do rio era a maior da América do Sul e deixou várias famílias isoladas nos dois distritos.
De acordo com a assessoria da prefeitura, a prefeita Nelci Capitani esteve na semana passada no rio Aripuanã, onde constatou que os serviços estão próximos de serem concluídos, faltando pouco mais de um mês para o término.
Os trabalhadores já colocaram sob as águas do rio todos os suportes de sustentação para a ponte e agora trabalham na colocação das tábuas, para posteriormente colocarem o madeiramento final que reforça a estrutura da obra.
Enquanto as obras não ficam pronta, a balsa viabilizada em parceria da prefeitura com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes e governo do Estado continua realizando a travessia de veículos e pessoas, ligando a cidade aos dois distritos.
Conforme Só Notícias já informou, no final de março, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, esteve no município e anunciou a reconstrução emergencial de uma nova ponte de madeira sobre o rio. Ele também prometeu, para o próximo ano, iniciar as obras de construção de uma ponte de concreto.
A ponte de concreto terá 350 metros de extensão, com 12,40 metros de largura. Os recursos devem entrar no orçamento de 2012 do órgão federal.