A Secretaria de Estado de Meio Ambiente enviará mais uma equipe de servidores que reforçam a partir de hoje, os trabalhos da “força tarefa” para agilização na liberação de projetos de manejo no escritório regional de Sinop- responsável por mais de 13 cidades do Nortão. O diretor Luiz Antônio Callegari disse, ao Só Notícias, que ela auxilia uma primeira enviada pela pasta e desempenha vistorias há pouco mais de duas semanas. Ambas ficam na região por tempo indeterminado. O levantamento de projetos já liberados ainda é feito, porém, na reunião que definiu a ação, o então secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, falou na liberação de pelo menos cem até final deste mês.
O objetivo da força tarefa é agilizar a liberação dos processos de manejo acumulados durante o período da greve de 40 dias, dos servidores, encerrada último dia 9. A liberação dos manejos é para serem extraídas toras e as madeireiras tenham estoque para atravessar o período das chuvas, já que muitas indústrias preveem estoques baixos e, como consequência, queda nas vendas.
Conforme Só Notícias informou, mesmo retornando ao trabalho, os servidores grevistas não aceitaram a proposta de reajuste da verba indenizatória nos percentuais de 53% para os agentes e 23% para técnicos, ainda este ano, do governo estadual. O retorno teria sido motivado pela decisão judicial que declarou o manifestou ilegal e determinou corte no ponto dos funcionários. Eles mantém cobrança de reajuste da verba indenizatória de 100%.