O Conselho Estadual de Direitos Humanos vai pedir interferência do Ministério Público Federal na Casa da Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá onde ficam hospedados e hospitalizados índios de 45 etnias do Estado, incluindo do Nortão. Hoje, lideranças de pelo menos cinco etnias fizeram uma visita ao local com o secretário-adjunto de Direitos Humanos e presidente do Conselho, Genilton Nogueira, e encontraram situações críticas como esgoto a céu aberto, janelas quebradas, quartos sem camas, banheiros com vazamentos e um lixão.
A cacique Umutina, Creuza Umutina, de Barra do Bugres, disse que vários pacientes que passaram pela casa reclamaram da “falta de assistência digna e isso não pode mais acontecer”. Diariamente, cerca de 100 índios passam pela casa. O secretário Genilton Nogueira disse que vai informar a situação ao Ministério Público Federal (MPF) e pedir providências.
O Casai de Cuiabá é tido como referência no atendimento especializado para Mato Grosso e outros três estados, Rondônia, Pará e Acre.
(Atualizada às 17h50)