Quem visitar a 23ª Expolucas – feira Agrícola, Industrial e Comercial de Lucas do Rio Verde -, verá que não são apenas máquinas ágricolas e veículos que estão expostas, mas também orquídeas e produtos relacionado a esse tipo de planta. O orquidário, que é o único no Estado registrado e leglizado, trouxe para a feiras cerca de 1 mil plantas de 200 espécies, entre elas as híbridas que são destinadas para as pessoas que gostam de variações de cores.
O proprietário e orquidicultor Marcos Koczkoday disse, ao Só Notícias, que cada floração da orquídea chega a durar três meses e isso ocorre duas vezes por ano. O preço da orquídea varia de R$ 15, já florida, a R$ 230, algumas importadas. A empresa além das vendas e divulgação da cultura exerce seu lado social com a destinação de 15% da sua renda na feira para a Casa da Amizade.
Em 2010 foram expostas cerca de 700 plantas e esse ano são 1 mil. A expectativa é de serem vendidas 800 unidades o que representa cerca 20% a mais que ano passado.
Além das plantas o orquidófilo encontra no estande adubação e receberá instruções contra pragas, doenças e como fazer para que a orquídea tenha uma maior durabilidade, como a simples troca de vaso pois há uma validade de três anos.
O orquidário nasceu em Campo Novo do Novo Parecis, mas tem uma filial em Sorriso para atender os orquidófos da região Norte do Estado.