O Ministério da Agricultura aprovou o zoneamento agrícola de risco climático da cultura de soja para o ano-safra 2011/12, em Mato Grosso, identificando os 141 municípios como aptos e o período de semeadura, que começa em 1º de outubro e finaliza em 31 de dezembro. A portaria foi publicada em Diário Oficial da União.
Segundo o zoneamento, o grão se adapta melhor a temperaturas do ar entre 20º e 30º C, no entanto, a ideal para crescimento e desenvolvimento está em torno de 30º C. Foi analisado também que a faixa de temperatura do solo adequada para semeadura varia de 20º a 30º C, sendo 25º C a ideal para uma emergência rápida e uniforme. O crescimento vegetativo é pequeno ou nulo a temperaturas menores ou iguais a 10º C.
Entre os itens observados estão também o balanço hídrico (utilizada séries históricas com média de 15 anos de registros), precipitação pluvial e evapotranspiração potencial. Foram considerados aptos os municípios que apresentaram em, no mínimo, 20% de seu território, Índice de Satisfação de Necessidade de Água (ISNA) maior ou igual a 0,60 em 80% dos anos avaliados.
Em Mato Grosso, na safra 2010-2011, a produção em uma área de 6,2 milhões de hectares, proporcionou 8,8 milhões de toneladas, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), feito em junho.