Lançado, esta manhã, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Agecopa), o programa “Copa em Ação” voltado para a qualificação e inserção da mão de obra no mercado de trabalho, na geração de emprego e renda, com incentivo ao empreendedorismo por meio do microcrédito. Assinaram como parceiros a Fiemt e Fecomércio que vão oferecer, por meio do Senai e Senac, 500 vagas cada um; a Famato, com 800 vagas pelo Senar com 1000 bolsas de estudos.
As inscrições aos cursos e ao microcrédito já estão disponíveis no balcão da Setas no Ganha Tempo, na sede da própria secretaria. Ao todo serão ofertados 6.200 vagas para cursos com carga horária média de 200 horas, nas áreas de comércio, serviços nos setores de hotelaria, turismo. Além de Cuiabá e Várzea Grande, serão beneficiados 17 municípios da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
O governador Silval Barbosa destaca que a Copa do Mundo em Mato Groso não se resume apenas em obras estruturantes e vai além, na qualificação das pessoas, no investimento na saúde e na segurança. Silval Barbosa acredita que o modelo da parceria assinado nesta data – com participação das entidades de classes – poderá servir de exemplo para depois da copa.
“A qualificação é um legado para as pessoas. Não tem nada melhor na vida de uma pessoa que o conhecimento. O saber, a partir da hora que ela adquire, ninguém pode tirar. Pode-se, eventualmente, tirar os bens materiais o conhecimento, contudo, é para sempre. E nosso foco é deixar esse legado aos mato-grossenses”, disse Silval Barbosa.
O programa Copa em Ação, segundo Silval, é mais uma etapa de todo o planejamento que elaborado em torno da realização da Copa do Mundo em Cuiabá. “Muito se fala da realização das obras – que nós estamos empenhados e vamos cumprir com matriz de responsabilidade – mas vamos cumprir também com todos os programas que estão nesta mesma matriz de responsabilidade. Que é a estruturação da área de segurança, da área de saúde, da qualificação de pessoas e uma série de programas que serão realizados dentro desse grande evento que é a Copa do Mundo”.
A secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, disse que “a prioridade é a qualificação do nosso trabalhador. O maior legado que a Copa do Mundo pode proporcionar”. Segundo ela, o objetivo maior do programa é a inserção no desenvolvimento pelo qual o Estado está passado. Além dos cursos com objetivo de qualificar, o programa vai proporcionar acesso ao microcrédito no sentido de fomentar o empreendedorismo. Esse microcrédito será a juro zero.