O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, Francisco Moraes e o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Valney Souza Corrêa, assinam, esta tarde, o termo de parceria técnica para o desenvolvimento de um projeto de educação sanitária para os produtores de aves comuns.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoski, ressalta que o projeto será desenvolvido em todos os municípios, com início em Lucas. A iniciativa visa cadastrar e orientar todos os produtores rurais sobre a maneira correta de criar aves comuns. "Os aviários seguem as normas estabelecidas pelo ministério, a nossa intenção é que os pequenos produtores também se adequem a legislação", disse Edu.
O veterinário Alberto Magno Leichweis explica que ao se adequar as normas, o produtor garante mais qualidade ao plantel, aumenta a produtividade e ainda diminui os riscos de transmissão de doenças, tanto para outras propriedades, como para outros animais.
Segundo o secretário, no início nenhum produtor será multado, a intenção é apenas distribuir a cartilha de orientações e esclarecer todas as dúvidas. Porém, terão prazo para se adequar e, a partir do vencimento as propriedades serão fiscalizadas.