As obras de 319 casas no Loteamento Venturini estão em ritmo acelerado e devem ser entregues dia 5 de agosto, quando Lucas do Rio Verde completa 23 anos de emancipação político-administrativa. O secretário municipal de Obras, Nestor Albrecht, disse que uma equipe trabalhando em turno extra para cumprir o cronograma. Boa parte da instalação das redes de água, energia e esgoto já está pronta. A pavimentação asfáltica deve ser concluída até final de agosto. "O Venturini será o primeiro bairro popular do município entregue com toda infraestrutura, incluindo Estação de Tratamento de Esgoto", declarou.
O engenheiro Cleber Antônio Delanora acrescentou que, além do tratamento de esgoto, que garante mais saúde as famílias, as casas foram construídas sem a utilização de madeira. Foram utilizadas estruturas metálicas, que além de preservar o meio ambiente, têm custo menor e oferece mais agilidade a execução da obra. Esse novo conceito em construção reduz, em média, 40% o tempo de execução e ainda o custo com a mão de obra. Graças a essa agilidade, a previsão é que ainda este ano seja entregue mais uma etapa do loteamento, com 130 moradias. Até o ano que vem o Venturini terá 1.279 casas.
O coordenador geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Paulo Hartmann, explicou que as famílias beneficiadas já sabem a localização exata das casas. A entrega da primeira etapa esta dentro do cronograma estipulado, no ano passado, quando foram assinados os primeiros contratos, informa a assessoria de imprensa da prefeitura.