Representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foram à Câmara Municipal e se reuniram com vereadores membros para apresentar detalhes sobre o Programa Um Computador Por Aluno (ProUCA), que a prefeitura pretende implantar no município. O ProUCA tem como objetivo disponibilizar um computador portátil para cada estudante, meta que deve ser dividida em etapas. Inicialmente, atenderá estudantes do terceiro e do quarto anos da educação básica e, progressivamente, aumentará sua abrangência até atender todos alunos da rede escolar municipal.
Apesar das discussões prévias entre a prefeitura e a comunidade, os vereadores sugeriram obter mais dados para embasar as argumentações na discussão do projeto no legislativo. A sugestão foi a criação de uma comissão para viajar até alguma cidades onde o programa já está em atividade para que a equipe possa avaliar os resultados.
Além de acolher essa sugestão, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura prepara um levantamento de custos de adequação de salas de aulas para comportar a nova tecnologia.
O projeto da prefeitura de Sorriso para a aquisição dos computadores foi enviado para o legislativo ainda no início do mês passado. São 2.350 aparelhos que devem ser adquiridos ao custo de R$ 344,18 cada, valor que faz parte de um registro de preços apurado pelo Governo Federal.
Em março, a prefeitura iniciou uma série de reuniões com professores, diretores, coordenadores e representantes das APMs (Associações de Pais e Mestres), que discutiram a viabilidade e a importância do ProUCA. Depois de receber o aval da sociedade, enviou o projeto para a câmara e aguarda a análise.