Mato Grosso passa na próxima sexta-feira (17) a ser o primeiro estado do país a contar com uma Agência Regional de Inovação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A nova unidade, que atenderá às empresas de Mato Grosso, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e o Instituto Nacional de Tecnologia, que faz parte da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A cerimônia de inauguração da Agência Regional acontecerá às 8h, no Espaço Cultural Liu Arruda, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, com a presença do governador Silval Barbosa, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e do diretor do INT, Domingos Manfredi Naveiro.
O Instituto tem como missão participar ativamente do desenvolvimento e modernização do país, incorporando soluções tecnológicas às atividades produtivas, com foco na eficiência e competitividade da indústria. Através da nova agência de Mato Grosso, o instituto levantará as necessidades das empresas locais e agenciará contratos para a realização de assessorias técnicas, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, tecnologia industrial e serviços tecnológicos a serem realizados a partir de sua sede, instalada no Rio de Janeiro (RJ).
Atualmente, a competência técnica do INT atende a vários setores industriais, abrangendo as áreas de catálise e processos químicos, corrosão e degradação, desenho industrial, energia, engenharia de avaliações, gestão da produção, inovação e prospecção tecnológicas, processamento e caracterização de materiais, ensaios em materiais e produtos e química analítica. A infraestrutura do Instituto inclui diversos laboratórios que hoje são referências nacionais em suas áreas de atuação, organizados em conformidade com rígidos padrões de normalização, metrologia e qualidade industrial.
A Agência de Inovação funcionará, em Cuiabá, no Centro Político Administrativo, rua 03, s/nº. A expectativa do governo do estado e do INT é que o novo serviço contribua significativamente para a inovação tecnológica e o desenvolvimento das indústrias mato-grossenses.
O INT foi o primeiro a desenvolver carro a álcool, regulamentação metrológica, estudos de óleos vegetais como combustível, processo para uso de carvão vegetal na siderurgia, serviço de informações tecnológicas para atendimento ao setor empresarial, tendo papel decisivo em episódios como a confirmação da existência de petróleo no Brasil, em Lobato (BA), e a validação tecnológica do Proálcool. O INT tornou-se também o primeiro órgão público federal credenciado pelo Inmetro para certificar produtos.