Encerra nesta sexta-feira o período para pecuaristas mato-grossenses comunicarem a vacinação feita no rebanho bovino e bubalino com até 24 meses, cuja campanha acabou no último dia 31 de maio. Ainda não foi confirmado média de animais vacinados, no entanto, a estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) é que cerca de 13 milhões de cabeças sejam imunizadas.
O criador que não cumprir o prazo estará sujeito a penalidades, como administrativa (suspensão da ficha sanitária), até pelo dobro do prazo de atraso da comunicação. A estimativa de imunização na regional de Lucas do Rio Verde, formada por 14 municípios, é de aproximadamente 850 mil cabeças de gado. Na regional de Sinop, formada por quatro municípios, são 120 mil animais estimados. Já em Alta Floresta, dados do Indea apontam que são pouco mais de um milhão de cabeças.
A Febre Aftosa é uma doença contagiosa que pode atingir bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervideos entre outros. É caracterizado pela formação de vesículas e ulceras na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos. A doença é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água.) e animais infectados.