PUBLICIDADE

Tribunal “convoca” juízes de MT a combater o desmatamento ilegal

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, encaminhou ofício a todos os magistrados de Mato Grosso determinando que unam esforços nas ações desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos públicos responsáveis pelo combate ao desmatamento. Ele orientou que os juízes requisitem, quando necessário, abertura de inquérito civil e criminal, e que informem a presidência da corte sobre as ações adotadas. A decisão é para mostrar que o juduciário está atento aos casos de desmatamentos irregulares ocorrido no Estado, nos meses de março e abril, quando houve destruição de 480 quilômetros quadrados de florestas, de forma irregular. Isto representou aumento de 528,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do sistema de alerta de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que colabora para a fiscalização e o controle do desmatamento.

O documento do tribunal “é também uma forma de demonstrar que a preservação do meio ambiente é um compromisso assumido pela atual administração do tribunal”, informa, em nota, acrescentando que “a devastação ambiental não pode mais, em hipótese alguma ser tolerada. O papel que a sociedade espera de nós é justiça, não contemplação”. O desembargador Rubens de Oliveira lembrou que a defesa e a proteção ambiental para as gerações presentes e futuras são deveres do Poder Público. Isso porque a Constituição Federal garante a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.  
   
O Poder Judiciário de Mato Grosso já está participando este ano de uma ação que tem como objetivo o combate aos incêndios florestais e queimadas. O programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas conta com a participação também dos Poderes Executivo e Legislativo, além do Ministério Público e Tribunal de Contas. Para debater o assunto estão sendo realizadas audiências públicas em 12 comarcas do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE