O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes iniciou as obras de reconstrução da ponte de madeira sobre o rio Aripuanã, que corta a antiga rodovia MT-206, recentemente federalizada como BR-174, e liga Colniza aos distritos de Guariba e Três Fronteiras. A estrutura foi arrastada pela força da água do rio que teve elevação anormal devido as fortes chuvas que caíram na região, em março deste ano.
A reconstrução da ponte está sendo realizada com madeira que foi levada pela água e recuperada posteriormente, além de madeira doada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e madeireiros da região. Ainda não há uma previsão de quando a nova ponte de madeira ficará pronta.
Conforme Só Notícias já informou, no final de março, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, esteve no município e anunciou a reconstrução emergencial de uma nova ponte de madeira sobre o rio. Ele também prometeu, para o próximo ano, iniciar as obras de construção de uma ponte de concreto.
A ponte de concreto terá 350 metros de extensão, com 12,40 metros de largura. Os recursos devem entrar no orçamento de 2012 do órgão federal.