A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, incluiu quatro municípios mato-grossenses na lista prioritária para desenvolvimento de ações de combate ao desmatamento. A decisão está publicada, por meio de portaria, no Diário Oficial da União, que circulou ontem. Os municípios em questão são Tapurah, Claudia e Santa Carmem, no Nortão, e Alto Boa Vista.
Além destes quatro municípios mato-grossenses, ainda estão inclusos as cidades de Moju (PA), Grajaú (MA) e Boca do Acre (AM). O documento dispõe sobre a lista de municípios situados no Bioma Amazônia onde incidem ações prioritárias de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento ilegal. As cidades foram “escolhidas” obedecendo a critérios técnicos.
“A área total de floresta desmatada; área total de floresta desmatada nos últimos três anos; aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos; e aumento do desmatamento de 2010 em relação ao desmatamento de 2009 e desmatamento em 2010 igual ou superior a 80 quilômetros quadrados ou desmatamento identificado pelo sistema Deter no período de agosto de 2010 a abril de 2011 próximo ou superior a 40 quilômetros quadrados”, aponta o documento.