segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Ex-presidentes da Expomutum serão homenageados

PUBLICIDADE

Os ex-presidentes de comissões organizadoras da Expomutum, assim como da Festa das Nações, realizadas ao longo dos últimos 20 anos em Nova Mutum, serão homenageados durante a abertura da feira deste ano, em 9 de junho. A informação é de Oduvaldo Lopes Ferreira, presidente da Comissão Organizadora deste ano. Serão seis homenageados.

A Festa das Nações foi realizada entre os anos de 1990 e 1992, logo após a emancipação de Nova Mutum (1988). Luiz Pedro Franz foi o presidente do evento em 1990 e 1991, que era realizado em uma área pública, nos fundos do atual terminal rodoviário. Tratavam-se de barracas típicas (alemã, italiana e brasileira, além de uma que oferecia cardápios regionais e comidas japonesas, polonesas). Também desempenhou essa tarefa Sadi Ribeiro Ramos, atual vice-prefeito, em 1992.

A Expomutum nasceu em 1993, quando foi inaugurado o atual Parque de Exposições José Aparecido Ribeiro, sob a coordenação de Fokko Heinich Schwabe, que presidiu a festa até 1996. Nos primeiros anos a festa das nações aconteceu no mesmo local, em paralelo. Entre os anos de 1997 e 2000, estiveram à frente da comissão Luiz Pedro Franz, representando a administração da época e Leane Altmann, que era a presidente do Sindicato Rural.

Em 2001, a festa não foi realizada. O ano foi marcado por mudanças na administração pública, com muitos problemas administrativos e sociais. A festa também não aconteceu em 2005, devido à crise econômica que assolou o setor agrícola em Mato Grosso. Antes disso, entre os anos de 2002 e 2004, a festa foi estruturada e ganhou projeção sob a coordenação de Levi Ribeiro.

Entre 2006 e 2008, Cesar Martins também contribuiu com o fortalecimento da Expomutum, desempenhando o papel de presidente. Depois disso, entre 2009 e a data de hoje, tem sido Oduvaldo Lopes Ferreira o responsável pela coordenação dos trabalhos. Em 2010, foi criada a SOMAR – Sociedade Mutuense Artística e Recreativa, e com isso a festa conquistou independência na gestão.

"A história de evolução pela qual passou a Expomutum, que nasceu como Festa das Nações, reflete a própria trajetória de desenvolvimento de Nova Mutum. Na primeira edição, em 1990, quando éramos um município quase que esquecido em meio ao cerrado, a festa reunia apenas a comunidade regional. Hoje, na condição de pólo econômico, a festa tem proporção estadual e atrações nacionais", disse.

Segundo Oduvaldo, a homenagem, que será prestada, tem significado muito especial. "Todos os ex-presidentes contribuíram para que a Expomutum ganhasse as proporções que tem hoje. É um sucesso que vem sendo construído ao longo da história de nosso município e que já contou com a ajuda e doação de muitas entidades, empresas e pessoas de nossa comunidade", finalizou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE