segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Ação obriga Estado e municípios a instalem órgão de defesa do consumidor

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual (MPE) propôs ação civil pública contra o Estado e os municípios de Barra do Bugres e Nova Olímpia para que instalem órgão municipal de defesa do consumidor, em um prazo de 90 dias. O MPE também solicita à Justiça que os requeridos mantenham a estrutura necessária para atender a demanda dos municípios. Caso não cumpram as determinações, o MPE requer aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil.

De acordo com o promotor Rinaldo Segundo, a Promotoria de Justiça da Comarca de Barra do Bugres notificou os municípios para que enviassem projeto de lei à Câmara de Vereadores, visando a instalação de um órgão municipal, porém, os gestores alegaram que não dispunham de recursos financeiros. "Não restou outra alternativa a não ser propor a ação, com antecipação de tutela, a fim de efetivar direitos positivados em favor de toda a coletividade".

Segundo ele, não restam dúvidas quanto à obrigação do Estado em efetivar políticas públicas de promoção social nas relações de consumo, visando dar proteção à sociedade e assegurar os direitos à pessoa humana, garantidos por lei. "Tanto o Estado quanto os municípios devem envidar esforços para a efetivação do sistema de defesa do consumidor, disponibilizando recursos para a sua instalação e manutenção".

Na ação, o Ministério Público ressaltou que a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor estabelecem que "os entes da federação são os responsáveis pelo atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, à proteção de seus interesses econômicos, à melhoria da qualidade de vida, bem como à transparência e harmonia das relações de consumo".

O MP requer, ainda, que os municípios criem o Fundo Municipal de Reconstituição dos Bens Lesados, com as atribuições previstas no Decreto nº 2.181, que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e estabelece as normas gerais da aplicação das sanções administrativas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE