A Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) instituiu uma equipe multidisciplinar para subsidiar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na emissão do parecer técnico do licenciamento ambiental para construção do Terminal da Ferronorte em Rondonópolis. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado que circula hoje, envolve cinco servidores da pasta.
De acordo com o documento, o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) é um pré-requisito essencial para a concessão da licença ambiental e a responsabilidade deste laudo é do órgão federal. No entanto, este equipe vai elaborar este laudo para que ele subsidie o Ibama para a emissão do parecer técnico final sobre este empreendimento. A comissão tem um prazo de 90 dias para finalizar este documento.
Conforme Só Notícias já informou, o Ibama já liberou a construção da terceira etapa da Ferronorte, entre Itiquira e Rondonópolis. As obras do projeto de expansão da malha norte estão em ritmo acelerado. Ao todo serão 250 quilômetros de ferrovia, dividido em três etapas. Foram construídos mais de cem quilômetros de infraestrutura e outros 20 quilômetros de superestrutura (dormentes e trilhos) já foram executados. A terceira etapa são os 75 quilômetros entre a comunidade de Mineirinho até Rondonópolis que espera pela liberação do Ibama.