quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Governo faz levantamento para cumprir ordem judicial em presídios de MT

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos está realizando levantamento de custo para atender a decisão do juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, que interditou parcialmente, no último dia 13, três unidades prisionais em Cuiabá (Penitenciária Central, Centro de Ressocialização e Penitenciária Feminina Ana May). A assessoria de imprensa da pasta, informou, ao Só Notícias, que a decisão não pode ser cumprida de imediato porque é complexa, devido ao alto número de reeducandos. “Envolve custos com segurança, comida, transporte, a análise das fichas de cada um. Os critérios para transferência, a legislação”.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente coronel José Antônio Gomes Chaves, declarou, via assesoria, que o levantamento está adiantado, porém, não deu prazo para a finalização, para o cumprimento da decisão. Não foi confirmado o número de reeducandos que devem ser transferidos.

Em sua decisão, o juíz determinou que os condenados das regiões Norte, Leste e Sul sejam recambiados às penitenciárias de Sinop, Água Boa e Rondonópolis, respectivamente. Já os provisórios, às comarcas de origem. A justificativa do magistrado se baseia principalmente na superlotação nas unidades. Ele aponta que a Penitenciária Central, que possui 851 vagas, atualmente abriga 2.050 presos, e o Centro, que possui 390 vagas, detém hoje 1.350 reeducandos. O magistrado não mencionou o número de detentas que estão presas na penitenciária. Ele aponta também, algumas situação precárias nas unidades.

(Atualizada às 10h35 02/05)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE