PUBLICIDADE

Crime ocorrido em Cuiabá há 15 anos será apresentado à OEA

PUBLICIDADE

O "Caso Tijucal" será apresentado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual o Brasil é signatário desde 1992. Há 15 anos, familiares de 29 pessoas assassinadas e 4 desaparecidas, todas do bairro Tijucal, esperam pela condenação dos 5 acusados de cometerem os crimes. Este é o terceiro processo de Mato Grosso levado à Comissão.

Um memorial contando toda história e uma pasta com dezenas de recortes de jornais foram entregues pela vice-presidente da Associação das Famílias Vítimas de Violência, Odilza Sampaio, ao defensor público interamericano Roberto Tadeu Vaz Curvo.

A documentação será analisada e colocada em ordem cronológica para fundamentar o pedido. Curvo explica que os processos não podem ser encaminhados de maneira aleatória para a Comissão, que exige pré-requisitos nos casos. O defensor diz que ainda não se aprofundou na história, mas vê elementos suficientes para que seja aceita.

Ele cita como exemplo de Odilza, que teve 2 filhos desaparecidos e nunca contou com o direito de enterrá-los, causando um sofrimento intenso. Representante da luta por Justiça em nome dos filhos Marcos Henrique Sampaio e Wellington Sampaio, ela conta que agora dá mais um passo e não vai descansar.

Dos 5 acusados, somente o ex-policial civil João da Silva Mendes, o "Mestre Caravellas", foi julgado e condenado. Douglas Basanini, apontado como sequestrador e assassino de Adriano Barbosa Lima, o "Talinha", chegou a ser condenado a 14 anos de prisão, mas num novo júri acabou inocentado. O terceiro denunciado, o comerciante Sebastião Corrêa Leite, que teria encomendado as mortes, foi absolvido.

Os outros casos que recorreram à OEA são Massacre na Guerrilha do Araguaia e o homicídio de Henrique José Trindade, ocorrido em 1982, em Alto Paraguai.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE