A temporada de júris populares da comarca de Sinop começa no próximo dia 3 e tem 9 processos em pauta. O principal caso está programado para ser julgado no dia 20. Conhecido como “maníaco da lanterna”, Cláudio de Souza sentará no banco dos réus para responder pela morte Maria de Fátima dos Santos e, pela tentativa contra Wanderley Fingolo Rascado, ocorrida em 25 de janeiro de 2002, em Alta Floresta. O caso, conforme Só Notícias informou, seria julgado em novembro de 2009, em Alta Floresta, porém acabou sendo suspenso para a análise do pedido de desaforamento interposto pela defensoria pública, que apontou receio dos jurados em participar da audiência, devido a presença do acusado. O pedido foi aprovado em outubro do ano passado, conforme Só Notícias informou, e o processo transferido para Sinop.
A pauta será aberta no dia 3, com o julgamento de Jhonny Depólio Botelho e Alexandro Fortunato Pereira, acusados pelo duplo homicídio de Heidinaldo Aparecido Pivetti e Clayton Ferreira Sales e a tentativa homicídio de Simone Goes de Brito. Os crimes ocorreram em 19 de outubro de 2008, na avenida Perimetral Sul, próximo ao Jardim Maripá.
A dupla, junto com um terceiro homem identificado por “Negão”, mataram a tiros Heidinaldo e, em seguida, Clayton. O motivo, de acordo com o processo, era a disputa pelo controle do tráfico de drogas na região do Habitar Brasil. Eles tentaram matar Simone, no entanto, ela conseguiu fugir correndo para um matagal.
O segundo júri será dia 5, quando Juscelino Augusto responderá pela morte de Sidnei Domingos Costa dos Santos, ocorrida em 9 de janeiro de 2004. A vítima foi morta por golpes de marreta. O crime ocorreu em uma madeireira onde ambos trabalhavam.
No dia 16, será a vez de Francisco das Chagas Lopes e Fábio Júnior Pinto responderem pela morte de Durvalina Soares e, pelas tentativas de homicídios contra Luiz Carlos Soares e Gisele Almeida de Oliveira. O crime ocorreu em 22 de outubro de 2003, no bairro Boa Esperança.
José Antônio de Souza sentará no banco dos réus no dia 18 para responder pela tentativa de homicídio contra Manoel Pereira de Souza, ocorrida em 22 de dezembro de 2001, em um bar na rua das Castanheiras, centro. O crime só não se consumou devido a aparição de uma viatura policial.
Outro júri duplo será realizado no dia 23. Juliano Lepoldo Antunes e Adelsivânio Oliveira Silva serão julgados por homicídio e ocultação de cadáver. A vítima é Cristiano Bonfim, morto a pauladas em 9 de novembro de 2008, na comunidade Bom Jardim. O motivo é destacado como fútil.
No dia 24, Alexsandro dos Santos Soares responderá pela morte de Marcus Vinícius Bento Souza, ocorrida em 6 de março de 2009, na avenida Brasil, em Peixoto de Azevedo. A vítima foi morta com quatro tiros. Vingança devido a uma briga anterior teria motivado o crime.
Alberti Alves Brito será julgado no dia 26 pela tentativa de homicídio contra Adir Daghetti, ocorrida em agosto de 1999. Um desentendimento ocorrido dias antes teria motivado o crime.
O último julgamento será de Rodrigo dos Reis Costa, no dia 30. Ele é acusado de matar Beline Nunes da Silva em outubro de 2007. O crime ocorreu na praça Plínio Callegaro. Uma discussão teria motivado o crime. A vítima foi morta a pauladas.